CONSELHOS SÁBIOS: Conselhos sobre o Procedimento no Viver (Provérbios 16 a 22) (2023)

É com o coração tomado por júbilo e gratidão a Deus pelos preciosos ensinamentos de sua Palavra – ensinamentos de vida - que damos prosseguimento ao estudo do livro de Provérbios.

Nesta oportunidade, começamos por uma parte do livro que põe em destaque a soberania de Deus. Sendo Deus um ser consistente, com todos os seus atributos perfeitamente integrados, a sua soberania é exercida em conciliação com o amor, a bondade, a misericórdia, mas também a verdade, a justiça, a sabedoria e todos os demais elementos integrantes de sua natureza divina.

(Video) CONSELHOS SOBRE O PROCEDIMENTO NO VIVER.

O livro de Provérbios ressalta esta verdade quando nos alerta a respeito dos projetos humanos, traçando paralelos entre a intenção do homem e a ação de Deus. Quanto a este aspecto, há um provérbio popular que traduz bem este conceito: “O homem propõe, e Deus dispõe”.

No uso da liberdade concedida por Deus, “o coração do homem pode fazer planos, mas a resposta certa dos lábios vem do Senhor” (16:1). Por este texto, é possível identificar a intervenção da soberania do Senhor, aliada à graça e à sabedoria, com o propósito de abençoar o homem e dirigir a sua decisão. A expressão “a resposta certa dos lábios”, que é dada pelo Senhor, põe em realce o interesse de Deus em favorecer o homem, sempre sujeito a equívocos decorrentes das limitações de sua natureza humana.

De igual modo, a ação soberana e protetora de Deus é revelada quando somos avisados de que “todos os caminhos do homem são puros aos seus olhos, mas o Senhor pesa o espírito” (16:2) e “sonda os corações” (21:2), verificando se as intenções humanas são boas ou más. As motivações internas que regem as ações praticadas são avaliadas pelo Senhor. Ele, então, estabelece os pensamentos dos que colocam o seu viver em Suas mãos seguras, numa entrega confiante: “Confia ao Senhor as tuas obras e os teus desígnios serão estabelecidos” (16:3).

(Video) Cuide do seu interior | Deive Leonardo

É necessário que seja assim porque “há caminho, que parece direito ao homem, mas afinal são caminhos de morte” (16:25). De igual modo, nem sempre os planos do homem são bons, nem os mais acertados, porém os que se voltam para o Senhor recebem dEle sábia direção, de forma que “o coração do homem traça o seu caminho, mas o Senhor lhe dirige os passos” (16:9).

O interesse de Deus em fazer bem ao homem é visto no livro de Provérbios também de forma evangelística. Um de seus versículos tem sido referido como um famoso provérbio evangélico, por anunciar como o pecado é expiado e como os homens podem se desviar do mal: “Pela misericórdia e pela verdade se expia a culpa, e pelo temor do Senhor os homens evitam o mal” (16:6). O pecado só pode ser expiado pela misericórdia de Deus, associada com a verdade e a justiça. Esta obra redentora já foi realizada por Cristo, na cruz do Calvário, quando a graça, a verdade e a justiça de Deus se fundiram para trazer salvação e paz ao pecador, conforme escrito no Salmo 85:10: “Encontraram-se a graça e a verdade, a justiça e a paz se beijaram”. A reconciliação com Deus, por meio da cruz de Cristo, traz ao coração do homem o temor do Senhor, caracterizado por respeito e submissão à vontade de Deus. O temor do Senhor, então, levará o homem a querer desviar-se do mal e de tudo aquilo que Deus não aprova.

Cooperando com este propósito, o livro de Provérbios chama a atenção para sentimentos e procedimentos abomináveis aos olhos do Senhor, tanto quanto para a forma de viver que corresponde à “boa, agradável e perfeita vontade de Deus” (Romanos 12:2).

(Video) Áudio Ensinamentos de Meishu-Sama - Culto Mensal de Agradecimento Novembro/22

Neste sentido, há uma séria advertência relacionada às pessoas orgulhosas e soberbas: “Abominável é ao Senhor todo arrogante de coração; é evidente que não ficará impune” (16:5). A consequência é desastrosa: “A soberba precede a ruína, e a altivez do espírito, a queda” (16:18), significando que quando a pessoa se deixa tomar pela arrogância, ela se encontra em vésperas de cair. Opostamente, “a humildade precede a honra” (15:33; 18:12). Assim, “melhor é ser humilde de espírito com os humildes, do que repartir o despojo com os soberbos” (16:19). O orgulho faz parte do grupo das sete coisas que Deus aborrece, sendo o primeiro da lista em Provérbios 6:17.

Igualmente abomináveis são aqueles que, invertendo os devidos critérios, torcem o direito, incorrendo em injustiça: “O que justifica o perverso e o que condena o justo, abomináveis são para o Senhor tanto um como outro” (17:15). Por isso, “não é bom ser parcial com o perverso para torcer o direito contra os justos” (18:5) porque “o perverso de coração jamais achará o bem; e o que tem a língua falsa cairá no mal” (17:20). Mas, “o que segue a justiça e a bondade achará a vida, a justiça e a honra” (21:21).

Uma vez esvaziado do temor do Senhor e estando corrompido o coração, a fragilidade ética e moral do indivíduo será a marca de sua conduta em todas as áreas da vida. O interesse pessoal comandará o seu comportamento, mesmo que isso implique em injustiça. O livro de Provérbios declara que “o solitário busca o seu próprio interesse, e insurge-se contra a verdadeira sabedoria” (18:1). O termo “solitário” aqui não se refere ao isolamento social, senão ao individualismo egoísta que desconsidera o direito alheio.

(Video) Provérbios 1 Sabedoria para a o viver diário.

A ação destrutiva do coração perverso parece não ter limites. Onde ele se faz presente, percebe-se o seu procedimento demolidor. Até na área do relacionamento humano entre outras pessoas ele assim procede: “O homem perverso espalha contendas, e o difamador separa os maiores amigos” (16:28). Ele despreza o aviso de Provérbios 17:19: “O que ama a contenda ama o pecado”. Promover contendas é pecado, diz a Bíblia.

Inclinado à injustiça, o perverso se utiliza do suborno como instrumento para a obtenção ou concessão de favores: “Pedra mágica é o suborno aos olhos de quem o dá, e para onde quer que se volte terá seu proveito” (17:8). A expressão “pedra mágica” significa “pedra de favor” e a palavra suborno equivale a um presente; o presente que se dá com o intuito de perverter a justiça para obter um favor indevido, razão porque é praticado às escondidas: “O perverso aceita suborno secretamente, para perverter as veredas da justiça” (17:23). Portanto, perverso é tanto o que oferece como o que aceita o suborno.

Como todo perverso, ele se torna abominável ao Senhor, que o distingue do homem reto e justo pelo tratamento que dispensa a um e a outro: “O caminho dos perversos é abominação ao Senhor, mas este ama o que segue a justiça” (15:9); “o sacrifício dos perversos é abominável ao Senhor, mas a oração dos retos é o seu contentamento” (15:8) porque “exercitar justiça e juízo é mais aceitável ao Senhor do que sacrifício” (21:3).

(Video) O livro da sabedoria // Provérbios

Isso explica porque o homem reto, em cujo coração há temor do Senhor e desejo em cumprir a Sua vontade, compreende e aceita com facilidade, e até alegria, que “melhor é o pouco havendo justiça, do que grandes rendimentos com injustiça” (16:9). O homem reto sabe que “balança enganosa é abominação ao Senhor, mas o peso justo é o seu prazer” (11:1); “peso e balança justos pertencem ao Senhor” (16:11).

O homem reto sabe também que “não há sabedoria, nem inteligência, nem mesmo conselho contra o Senhor” (21:30) que, santo e soberano como é, age com amor, bondade, misericórdia, verdade e justiça. Por isso, “o que atenta para o ensino, acha o bem, e o que confia no Senhor, esse é feliz” (16:20). Há um abrigo seguro para o homem reto porque “torre forte é o nome do Senhor, à qual o justo se acolhe e está seguro”.

Glória seja dada ao nome do Senhor! Amem.

(Video) EBD Online - 16.05.21

FAQs

O que aprendemos em Provérbios 16? ›

“Do homem são as preparações do coração, mas do SENHOR a resposta da língua. Todos os caminhos do homem são puros aos seus olhos, mas o Senhor pesa o espírito. Confia ao Senhor as tuas obras, e teus pensamentos serão estabelecidos.

Quem ouve conselho é sábio? ›

Ouve o conselho e recebe a instrução, para que sejas sábio nos teus dias por vir. Muitos propósitos há no coração do homem, mas o desígnio do SENHOR permanecerá.” Provérbios 19:20-21.

O que diz em Provérbios 16 2? ›

2 Todos os caminhos do homem são limpos aos seus olhos; mas o Senhor pesa os espíritos. 2 Todos os caminhos do homem são limpos aos seus olhos, mas o SENHOR pesa os espíritos.

O que quer dizer Provérbios 16 20? ›

Provérbios 16:20 – O que atenta prudentemente para a palavra achará o bem, e o que confia no Senhor será bem-aventurado. Você depara com decisões e dilemas diariamente. Somente duas coisas são necessárias para se obter sucesso – sabedoria e fé.

O que quer dizer se Consagre ao Senhor? ›

Dedicar a Deus: consagrar uma pessoa; consagrar a igreja ao Senhor; consagrar-se na fé.

O que é sábio de coração? ›

Um coração sábio é aquele que sabe apreciar o tempo, vencer as tribulações, entender o que deve ser lançado fora e o que deve ser guardado. Um coração sábio é aquele que educa os próximos passos. Orienta-nos sobre a saúde física, emocional, espiritual.

Porque é importante seguir os conselhos? ›

Aprender a ouvir e seguir os conselhos dados por nossos líderes do sacerdócio vai ajudar-nos a nos proteger de perigos físicos e espirituais e a fazer escolhas sábias.

Quem é o verdadeiro sábio? ›

O verdadeiro sábio é aquele que assim se dispõe que os acontecimentos exteriores o alterem minimamente. Para isso precisa couraçar-se cercando-se de realidades mais próximas de si do que os fatos, e através das quais os fatos, alterados para de acordo com elas, lhe chegam.

O que é pesa o espírito? ›

Mamífero marsupial arborícola da família dos Falangerídeos que vive nos bosques e selvas de eucalipt...

Que que tá escrito em Provérbios 18 21? ›

21 A morte e a vida estão no poder da alíngua, e aquele que a ama comerá do seu fruto.

Como devo consagrar minha vida a Deus? ›

Chame-as para consagrar tempo, bens; oferecer jejuns, tempo a sós, adoração, etc. Antes de orar, peça a todos que peguem um papel e, se eles desejarem, escrevam aquilo que eles gostariam de consagrar a Deus.

Como fazer uma oração de consagração? ›

Oração de Consagração Pessoal

Deus Pai, em nome do teu amado Filho, Jesus Cristo, eu coloco toda a minha vida em tuas mãos. Por isto, eu peço que o Senhor a receba e a consagre totalmente a Ti. Eu te entrego todo o meu ser, a minha liberdade, a minha memória, o meu entendimento, a minha vontade!

Qual a importância de se consagrar? ›

Consagrar significa separar ou dedicar algo para que se torne sagrado, dedicado a propósitos santos. O verdadeiro sucesso nesta vida advém da consagração de nossa vida — ou seja, de nosso tempo e escolhas — aos propósitos de Deus (ver João 17:1, 4; D&C 19:19).

Como faz para ser sábio? ›

6 maneiras de se tornar mais sábio
  1. Sociabilidade. Pesquisas mostram que pessoas que mantém maior contato com outras pessoas são mais sábias que aquelas que são mais reclusas. ...
  2. Cabeça aberta. ...
  3. “Eu posso estar errado” ...
  4. Experiências novas. ...
  5. Autoconhecimento. ...
  6. Conheça o que acontece à sua volta.

O que nos ensina Provérbios 22? ›

Provérbios 22 Estudo: Contexto histórico

Este provérbio sugere que a reputação é mais valiosa do que propriedade ou riqueza, diante disso, a fama não pode ser facilmente restaurada, mesmo por rios de dinheiro. Portanto, este versículo repete eloquentemente o tema da riqueza: Deus fez o rico e o pobre.

O que é pedir conselho? ›

Assim, pedir conselhos significa realmente fazer um favor a quem se pede o conselho, e naturalmente gostamos das pessoas que nos fazem favores. Portanto, nunca é um mau conselho pedir conselho – para colegas e até para o chefe. Ao dar conselhos, a outra pessoa se relaciona conosco e nos tem mais apreciação.

Qual a importância de um conselho profissional? ›

Os conselhos funcionam como organização capaz de estreitar a relação entre o governo e sociedade civil a partir da participação popular em conjunto com a administração pública. A participação popular é garantia constitucional.

Para que servem os conselhos de educação quais são os conselhos de educação que você conhece? ›

As atribuições do Conselho são normativas, deliberativas e de assessoramento ao Ministro de Estado da Educação, no desempenho das funções e atribuições do poder público federal em matéria de educação, cabendo-lhe formular e avaliar a política nacional de educação, zelar pela qualidade do ensino, velar pelo cumprimento ...

Onde está sábio? ›

Onde está o sábio? Onde, o escriba? Onde, o inquiridor deste século? Porventura, não tornou Deus louca a sabedoria do mundo?

Quem foi o homem mais sábio da terra? ›

Salomão foi o rei bíblico mais famoso por sua sabedoria. Em I Reis, ele sacrificou a Deus, e Deus mais tarde apareceu a ele em um sonho, perguntando o que Salomão queria de Deus. Salomão pediu sabedoria.

Quem foi o homem mais sábio de todos os tempos? ›

Ele também era um grande amante da filosofia, e querendo satisfazer a sua curiosidade, também recorreu ao Oráculo de Delfos com a seguinte questão: “Quem é o homem mais sábio do mundo?” A resposta veio em uma única palavra: “Sócrates”.

Quais são os donos do Espírito? ›

Você sabe quais são os sete dons do Espírito Santo ? Os dons são as graças de Deus que nos auxiliam para crescermos e nos desenvolvermos na virtude e perfeição de uma vida cristã, eles são: conselho, entendimento, fortaleza, sabedoria, piedade, ciência e temor a Deus.

O que o Espírito produz? ›

Mas o Espírito de Deus produz o amor, a alegria, a paz, a paciência, a delicadeza, a bondade, a fidelidade, a humildade e o domínio próprio.

Como sentir o Espírito? ›

Orar com fé Você só pode ensinar à maneira do Senhor pelo poder do Espírito, e você recebe o Espírito por meio da oração da fé. O Senhor disse: “E o Espírito ser-vos-á dado pela oração da fé; e se não receberdes o Espírito, não ensinareis” (Doutrina e Convênios 42:14).

Qual é o poder da palavra? ›

A IMPORTÂNCIA DAS PALAVRAS

As palavras são ferramentas extremamente importantes da nossa comunicação. Elas têm um grande poder, sendo capazes de motivar, levantar, emocionar, aproximar, decepcionar, magoar, afastar e derrubar. Dependendo do que e de como falamos, podemos tanto agradar quanto desagradar quem nos ouve.

O que você diz pode salvar ou destruir uma vida? ›

Provérbios 18:21 O que você diz pode salvar ou destruir uma vida; portanto, use bem as suas palavras e você será recompensado.

O que nos ensina Provérbios 21? ›

Existem sofrimentos que o justo enfrenta como fruto do seu compromisso com Deus. Esses sofrimentos não devem nunca ser vistos como castigo, mas como um privilégio. Ninguém precisa, ou deve, retribuir o mal com o mal, o que precisamos fazer é confiar nossa causa a Deus, pois ele retribuirá cada um segundo as suas obras.

O que diz em Provérbios 19 21? ›

19 O homem de grande ira deve sofrer o castigo, porque se tu o livrares, ainda terás de tornar a fazê-lo. 20 Ouve o conselho, e recebe a correção, para que sejas sábio nos teus últimos dias. 21 Muitos propósitos há no coração do homem, porém o aconselho do Senhor permanecerá.

O que significa Provérbios 19 20? ›

19:20 O caminho da sabedoria

Embora conhecimento não seja sinônimo de sabedoria, por outro lado não existe sabedoria sem conhecimento. Portanto, a sabedoria procede a instrução, e a instrução é a base da sabedoria.

O que quer dizer em Provérbios 19 21? ›

Provérbios 19:21 . Existem muitos dispositivos no coração de um homem – que não permanecerão, mas ficarão decepcionados; muitos projetos e artifícios, que ele pensa serem tão bem planejados e planejados que não podem abortar.

O que quer dizer Provérbios 19? ›

De acordo com o contexto histórico, este provérbio apresenta a pessoa pobre sob uma luz mais favorável do que a rica em relação à sabedoria. Desse modo, o Senhor deixa claro através da sua palavra, que não há nada de errado com o pobre e que o que importa mesmo é a sabedoria e as palavras que a pessoa proclama.

É melhor viver no deserto do que? ›

com uma mulher que vive resmungando e se. queixando”.

Onde está escrito que em tudo Deus tem um propósito? ›

Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo propósito debaixo do céu.” Eclesiastes 3:1.

O que Deus determina prevalece? ›

21 Muitos são os planos no coração do homem; mas o desígnio do Senhor, esse prevalecerá.

O que diz em Provérbios 20 22? ›

Não digas: Vingar-me-ei do mal; espera pelo Senhor, e ele te livrará.

Como entender Provérbios 24? ›

Provérbios 24 estudo: Contexto histórico

De acordo com o contexto, esse provérbio fala do futuro dos justos para acabar com a inveja dos ímpios, apenas mostra como os ímpios não são dignos de qualquer admiração. Diante disso, esses versículos estão cheios de fé e compreensão sobre a vida após a morte.

O que está escrito em Provérbios 21 23? ›

23 O que guarda a sua aboca e a sua língua, guarda das angústias a sua alma.

O que quer dizer Provérbios 21 22? ›

Provérbios 21:22 – À cidade dos fortes sobe o sábio e derruba a força em que confiaram. A força não torna alguma coisa direita e nem tampouco garante o sucesso. Na realidade, não é nem muito importante quando comparado com a sabedoria.

Como entender Provérbios 18? ›

Nesse contexto, este provérbio condena aqueles que seguem os seus próprios padrões e desejos, totalmente alheios à verdadeira sabedoria. Além disso, essas pessoas são tão reclusas e tão intolerantes com quem discorda deles que encontram defeitos na verdadeira sabedoria, justificando-as como os convém.

Que deve andar provérbios? ›

“Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele.” Provérbios 22:6.

Quem me buscar me achará versículo? ›

de todo o vosso coração. Jeremias 29:13.

Videos

1. EBD Online - 16.05.21
(Cesejec Oficial)
2. Procedimento exemplar
(Armando Arêde)
3. PROVÉRBIOS 20 - PALAVRAS DE SABEDORIA.
(Seja Senhor de Si)
4. O liberalismo é um pecado Félix Sardá y Salvany | Audiolivro
(J M J - Áudio Livros)
5. PROVÉRBIOS - A VERDADEIRA SABEDORIA (COMPLETO / BÍBLIA FALADA)
(Éfesos)
6. A IMPORTÂNCIA DE MANTER A CONFIANÇA EM DEUS | CULTO DE DOMINGO | EM DIRECTO | 20.03.2022
(Ebenezer TV Moçambique - Live Stream)
Top Articles
Latest Posts
Article information

Author: Ms. Lucile Johns

Last Updated: 01/23/2023

Views: 5570

Rating: 4 / 5 (61 voted)

Reviews: 92% of readers found this page helpful

Author information

Name: Ms. Lucile Johns

Birthday: 1999-11-16

Address: Suite 237 56046 Walsh Coves, West Enid, VT 46557

Phone: +59115435987187

Job: Education Supervisor

Hobby: Genealogy, Stone skipping, Skydiving, Nordic skating, Couponing, Coloring, Gardening

Introduction: My name is Ms. Lucile Johns, I am a successful, friendly, friendly, homely, adventurous, handsome, delightful person who loves writing and wants to share my knowledge and understanding with you.